Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Meteorologia

Das madrugadas com frio para o calorão de quase 40°C: a gangorra do clima no RS

O calor intenso pode estimular áreas de instabilidade com chuva e temporais isolados da tarde pra noite em algumas regiões

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 10.01.2021 às 15:04 Última atualização: 10.01.2021 às 15:06

Por estar numa região de “fronteira climática”, o Rio Grande do Sul costuma viver em uma gangorra, quando se trata do clima. Sua posição geográfica deixa o estado sujeito a massas de ar frio e quente a qualquer época do ano. Em muitas vezes isso acontece no mesmo dia, como foi o caso de sábado (9), conforme os registros da MetSul Meteorologia.

Em razão de uma massa de ar seco, que favorece grande amplitude térmica, o estado gaúcho teve frio na madrugada em algumas cidades e calorão em quase todos os municípios durante a tarde. O dia começou com frio em localidades da Serra e dos Campos de Cima da Serra. Alguns municípios chegaram a ter mínimas de apenas um dígito, como é o caso de São José dos Ausentes, que chegou a registrar apenas 8,6°C. Em São Francisco de Paula teve 9,4°C e Canela 10,4°C.

Já o período da tarde foi o completo oposto. O aquecimento muito acentuado trouxe marcas escaldantes com máximas perto de 40°C em alguns municípios. Teutônia foi a 38,3°C, quase 30°C a mais que a mínima do dia em Ausentes. Em Feliz os termômetros chegaram a 37,3°C, São Leopoldo 37,3°C, Parobé 36,7°C, Novo Hamburgo 36,6°C e Campo Bom 36,2°C. O intenso calor provocou chuva e temporais isolados durante a tarde no Oeste e no Noroeste gaúcho. Em alguns pontos, a chuva foi forte. Entre-Ijuís teve 70 mm e Ijuí 60 mm.

Previsão do tempo

Conforme a MetSul o domingo segue novamente muito quente com sol e nuvens no Rio Grande do Sul. O calor pode estimular áreas de instabilidade com chuva e temporais isolados da tarde pra noite, especialmente no Oeste e no Sul.
Entre segunda e terça, o avanço de uma frente fria vai trazer chuva para todas as regiões gaúchas e que em algumas cidades será muito volumosa e com risco de temporais com vendavais e granizo. A metade Oeste deve ser a região mais atingida.

chuva no início da semana

A Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), aponta que na segunda-feira (11), os ventos soprando do quadrante norte,aumentam ainda mais o calor em todo o estado. Uma frente fria avança vindo do Uruguai e provoca chuva e temporais pelo estado, primeiramente no sul e Campanha gaúcha. Essa chuva deve chegar especialmente no final da tarde e período da noite e deve vir acompanhada de trovoadas, rajadas de vento de moderada a forte intensidade e queda de granizo. Os acumulados mais expressivos, são esperados para a Campanha e Fronteira Oeste.
Na terça-feira(12), afrente fria avança e provoca chuva nas áreas mais ao norte do estado. Temporais ainda podem ocorrer no início do dia. Já na quarta-feira (13), o tempo firme já volta a predominar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.