Fortes temporais que atingiram a Argentina e o Uruguai no final do domingo (10) e no começo desta segunda-feira (11) devem chegar ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (11). De acordo com a MetSul, as regiões de Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Entre Rios e La Pampa o temporal foi forte, com ventos de até 100 quilômetros por hora em alguns pontos.
Na província de La Pampa, caiu granizo de tamanho mediano na capital Santa Rosa, além de chuva intensa que provocou alagamentos. Em Santa Fé, pontos localizados registraram temporais severos com chuva intensa e vendavais.
Esta segunda-feira será mais um dia de muito calor no Rio Grande do Sul, com máximas acima de 35°C em diversas regiões, repetindo a situação climática do sábado (9) e do domingo (10). Aqui na região, as máximas podem ficar entre 37°C e 39°C. Porém, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema), a virada do tempo deve acontecer no fim da tarde em todo o Estado.
Existe o risco de chuva forte, queda de granizo e ventos por conta da frente fria que avança do Uruguai. No entanto, os acumulados mais expressivos são esperados para as regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Na terça (12), a frente fria deve provocar chuva mais ao Norte; tempo volta a firmar na quarta (13).