Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul METEOROLOGIA

Maio começa com calor mais intenso em 16 anos na região e frente fria avança sobre o RS

Argentina e Uruguai já enfrentam temporais. Veja como ficará o tempo nesta terça-feira

Publicado em: 03.05.2021 às 21:04

Presente na região desde o último fim de semana, a elevação nos termômetros mais uma vez deu as caras, causando a típica sensação do 'veranico' nos primeiros dias de maio. Nesta segunda-feira (3), a temperatura chegou aos 33,7 graus em Campo Bom, de acordo com o voluntário da Estação de Meteorologia da cidade, Nilson Pedro Wolff.

Em outras cidades da região, termômetros superaram os 34 graus. Ainda de acordo com Wolff, a temperatura máxima de hoje foi a mais quente em 16 anos para o mês, na região, levando-se em conta dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Conforme a MetSul Meteorologia, o calor se dá por conta de uma frente fria na altura do Rio da Prata, que se instalou sobre o Rio Grande do Sul trazendo correntes de vento de Norte com ar quente e temperaturas altas. 

Na terça-feira (4), o Vale do Sinos e boa parte da região metropolitana deve ter calor e sol com algumas nuvens antes da chegada de uma frente fria. Em Novo Hamburgo, termômetros vão oscilar entre 21 e 33 graus. Já em Gramado, mínimas de 19 e máxima de 31 graus.

Frente fria

Aliás, esta frente fria que é responsável por chuva e temporais na Argentina e no Uruguai chega ao Rio Grande do Sul nesta terça, trazendo chuva para parte do Estado com declínio da temperatura. Na Metade Norte, o tempo segue quente e a instabilidade será maior na quarta (5), incluindo a grande Porto Alegre.

A quarta-feira deve ter chuva na maior parte do Rio Grande do Sul, exceção de alguns pontos mais ao Norte do Estado e perto de Santa Catarina, com pancadas fortes em alguns municípios. O ar frio fará com que as temperaturas se mantenham baixas durante toda a quarta-feira.

Com isso, as temperaturas da tarde serão baixas e o Rio Grande do Sul deve ter a tarde mais fria do ano até agora em grande parte dos municípios. Porto Alegre é uma das cidades que deve ter sua primeira tarde com termômetros abaixo dos 20 graus.

Temporais e granizo

Granizo hoje à tarde na localidade uruguaia de El Pinar com os temporais que atingiram o Uruguai e a Argentina com o avanço de uma frente fria Foto: Frederico Laco

Os vizinhos argentinos e uruguaios já sentem os efeitos da nova frente fria. Durante a tarde, forte chuva atingiu a cidade de Buenos Aires com precipitações localmente torrenciais. Em alguns pontos da capital argentina, a chuva intensa veio acompanhada de queda de granizo, caso do bairro de Palermo. As fortes áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria que encontrou o ar quente em sua dianteira trouxe temporais ainda no Uruguai. Granizo caiu na cidade de Montevidéu e em algumas cidades do interior do país.

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.