Publicidade
Notícias | São Leopoldo SÃO LEOPOLDO

É oficial: começa a revitalização da Rua Independência

Primeira quadra da via, entre a Avenida Dom João Becker e Rua Brasil, tem trânsito bloqueado para as obras

Publicado em: 25.10.2023 às 18:03 Última atualização: 25.10.2023 às 18:13

Começou oficialmente na manhã desta quarta-feira (25) a obra de revitalização da Rua Independência, a principal do Centro leopoldense. Os trabalhos iniciaram pela primeira quadra da via, entre a Avenida Dom João Becker e a Rua Brasil, trecho que ficará bloqueado para o trânsito de veículos até a conclusão da etapa.

Primeira quadra da via, entre a Avenida Dom João Becker e Rua Brasil, tem trânsito bloqueado para as obras
Primeira quadra da via, entre a Avenida Dom João Becker e Rua Brasil, tem trânsito bloqueado para as obras Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

No local, máquinas e equipes do Consórcio São Leopoldo, formado pelas três empresas (Construsinos, Mercúrio e Pavicon), começaram os trabalhos com a retirada das pedras que compõem o calçamento da rua. “Essas pedras vão ser levadas para um depósito, lavadas, recuperadas e depois recolocadas, porque são históricas”, disse o secretário de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos, que acompanhou o início das obras, junto com o secretário-geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor.

2 meses por quadra

Passos ressaltou que a obra como um todo, já vem sendo feita. “A obra da Rua Osvaldo Aranha e da Presidente Roosevelt, é parte desse trabalho de revitalização da Independência”, lembrou, citando as intervenções de drenagem que vêm sendo realizadas nestes pontos e que as empresas seguem trabalhando em seus canteiros de obras.

A previsão é que a retirada das pedras siga até o final da semana, se o clima permitir. Após, a previsão é verificar as redes de drenagem instaladas no local. Na próxima semana, tapumes devem ser colocados entre a rua e a calçada, deixando cerca de 2 metros de calçada para a movimentação de pedestres.

“Vamos trabalhar por quadra: libera uma quadra e faz a outra”, colocou Passos, prevendo que cada quadra leve aproximadamente dois meses para ser concluída.

Transformar a rua em cartão-postal da cidade

Secretário-geral de Governo, Spolaor enfatizou a felicidade em ver a obra acontecendo. “Venho coordenando o grupo de trabalho do governo desde 2021. E, poder estar aqui, com os projetos elaborados, o recurso captado, a licitação feita, a colaboração de todas as secretarias, da equipe técnica… ver acontecendo efetivamente, é um fato que nos enche de alegria”, disse. “Nós vamos transformar essa Independência no cartão-postal do município e temos certeza que toda a cidade passará a ter muito orgulho dela e de uma obra dessa magnitude. A região vai voltar a frequentar com mais força a Rua Independência, porque vamos recuperar o encanto dela para a população de São Leopoldo e para os municípios vizinhos”, concluiu.

Spolaor também lembrou que a revitalização deve ocorrer na Independência, entre as avenidas Dom João Becker e João Corrêa. O espaço junto à Praça do Imigrante, em frente à Câmara de Vereadores, entram dentro do processo de recuperação do patrimônio histórico, que tem estudo em andamento.

Todos os processos serão analisados

O secretário Passos salientou que a prefeitura vem tomando todos os cuidados para que a obra não prejudique o comércio. “Essa é uma obra que não é do governo. Ela é construída com a comunidade. Como qualquer obra, sempre tem os atrasos, os transtornos, para depois ter algo melhor”.

Titular da SGG, Spolaor também reforçou que eventuais questões que surgirem durante a execução da obra serão avaliadas para resolução conjunta. “Nós somos suscetíveis, sempre analisamos as questões. Mas é preciso que a gente olhe a importância dessa obra. Vamos analisar todos os processos em todas as etapas.”

Comerciantes aprovam, mas com ressalvas

Conhecendo a Rua Independência há cerca de 50 anos, Auremar Vargas Paim, 71 anos, é funcionário de um estabelecimento que fica bem em frente ao início da obra. Ele lembra que sempre se falava em fazer uma reforma na via, intervenção que agora saiu do papel. “Quero ver no final. Vai ficar ótimo. O transtorno faz parte, é o custo-benefício”, avalia.

Também comerciária da primeira quadra da Independência, Rose Andrade gostou do projeto de revitalização, mas pondera que o período escolhido para o seu início não foi o mais adequado. “Acho que a obra é maravilhosa, o projeto é lindo. Mas acho que começou numa época errada, perto do Natal. Podia ter começado em janeiro, que cai nosso movimento”, comentou. “Depois de pronto, acho que vai ficar lindo, mas agora acho desnecessário”.

Ela também manifestou preocupação com a possibilidade do aumento da insegurança com menos movimento. “Estamos com medo de assaltos no fim de tarde, porque não vai ter ninguém na rua”.

O que contempla a revitalização

A revitalização da Rua Independência, conhecida também como Rua Grande, tem um investimento de cerca de R$ 50 milhões, sendo a maior intervenção urbana da região dos últimos tempos.

Nela, será feita uma rede nova de drenagem e de esgoto, substituindo o projeto da década de 50. A rede elétrica, de telefonia e internet será subterrânea e a via pública contará com uma nova iluminação pública mais eficiente com lâmpadas de LED.

Haverá duas pistas para veículos, faixa compartilhada, com três faixas de travessia em cada quadra, fortalecendo o conceito de agilidade de travessia dos pedestres. A rua contará também com câmeras de segurança de alta definição, painéis informativos, de energia elétrica e rede lógica, lixeiras seletivas, bicicletários, estações de água quente e gelada e água para pet´s. A conclusão está prevista para o final de 2024 ou julho de 2025.

O escritório da obra fica na Rua Independência, 792, onde estão servidores da prefeitura e do Consórcio São Leopoldo para informar sobre a obra e esclarecer dúvidas da comunidade. A população também pode fazer contato pelos telefones da Secretaria Municipal do Orçamento Participativo (Semop) por aplicativo de mensagem (51) 99351-0753 e o contato 2200-0364.

 

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual