Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

This is us

Por Débora de Oliveira
Publicado em: 23.07.2022 às 03:00

Se alguém ainda não assistiu a essa série, procure-a. É a história das nossas vidas, retratada por uma família que (ao longo das gerações) mostra o reflexo do que acontece de mais impactante no decorrer dos anos e que deixa marcas para sempre no nosso comportamento e nas nossas ações como seres humanos e como sociedade. Como diz a tradução do título: esses somos nós...

Fiquem tranquilos que não vou dar spoiler. A não ser que vocês preparem os lencinhos e percam a vergonha de se emocionar porque os episódios das seis temporadas são um convite para reflexão sobre nossa própria família, nossas relações com quem é parte fundamental da nossa existência, e os desdobramentos que nem sempre são de amor incondicional como pede a vida.

Aí eu venho para a realidade e percebo o quanto essa obra de ficção traz o tempo como senhor dos destinos dos personagens, e como ele também mudou as formas de demonstração de amor. Mas não trouxe a libertação para os três filhos de um casal visto como perfeito para eles, e que os fez crescer na obrigação da perfeição também. Cada um dos herdeiros carregava o peso de um pai exemplar, de uma mãe dedicada ao extremo e, como figurantes desse cenário irreparável aos olhos deles, assumiram o compromisso de corresponder à altura. E assim um ia olhando para o outro como imbatível e sempre se vendo menos do que poderia ser, em detrimento ao sucesso do que o irmão fazia.

Mas aí é que entra a mágica do seriado: nenhuma história era contada sem passar pelo olhar de todos os personagens. Se um capítulo mostra um fato sob o olhar do pai, no próximo o mesmo fato era mostrado sob o olhar dos filhos, e ainda um outro contemplava a mesma situação sob o olhar da mãe. E assim compreendemos o comportamento de cada um diante do mesmo problema.

Quem dera fosse assim com a gente, né? De tentarmos o olhar da situação que vivemos, mas do ponto de vista de cada uma das pessoas envolvidas. Talvez perceberemos os "porquês" das atitudes de quem nos cerca e quais são os motivos para serem diferentes das nossas.

Mas esse foi apenas um dos recados que a série nos trouxe de ensinamento. This is us circula pelos mais variados temas sociais de uma forma muito simples e natural, nos dando aquela sacudida como cidadãos, certamente causando impactos na nossa forma de pensar sobre a nossa vida e sobre a vida de quem sequer conhecemos. A série trata sobre adoção, sobre alcoolismo, sobre morte, sobre criação de filhos com perfis diferentes, sobre obesidade, sobre fama, sobre relacionamento abusivo, sobre frustração profissional, sobre ansiedade, sobre política, sobre gravidez, sobre casamento e separação, sobre amor de irmãos, sobre classes sociais diferentes, sobre envelhecimento, sobre amor... principalmente sobre amor. Nos mais variados formatos e nas mais diferentes formas de demonstração.

Se eu puder dar uma dica para vocês se encontrarem e se reconectarem com o que já viveram e ainda querem compreender sobre si mesmos... essa é a pedida do fim de semana.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.